Como planejar e implementar uma campanha eficaz de e-mail frio?

Publicados: 2021-08-03

Na maioria das conversas de marketing B2B, o cold email é regularmente descrito como um canal de marketing de saída desafiador. Mas isso é apenas porque muitas vezes é mal compreendido.

Cold emailing, também conhecido como e-mail outreach, envolve o envio de mensagens de e-mail não solicitadas para pessoas desconhecidas que possivelmente não estão cientes de seus serviços/produtos.

É uma técnica de marketing frequentemente implantada entre empresas B2B, especialmente porque é barata. Além disso, quando feito da maneira certa, provavelmente é mais eficaz do que outros métodos de aquisição de clientes.

Por que o e-mail frio pode parecer muito difícil para alguns?

Os resultados podem ser difíceis de alcançar via e-mail frio. A razão é que é quase impossível iniciar conversas significativas com pessoas que você não conhece, muito menos obter feedback positivo delas.

No entanto, o principal motivo pelo qual o e-mail frio tende a falhar é a maneira de execução. Há o que fazer e o que não fazer que deve ser seguido.

Vimos vários casos em que os profissionais de marketing digital B2B não cumprem as regras – principalmente, devido à falta de conhecimento.

Aqui estão alguns dos casos mais comuns:

  1. Em algumas situações, as empresas B2B tentam vender seus produtos/serviços aos clientes potenciais logo de cara, engajando-os para comprar, em vez de dar aos clientes em potencial tempo e espaço para aquecê-los.
  2. Há também casos em que os estrategistas de aquisição não resistem à vontade de falar mais do que o necessário sobre as conquistas de sua empresa.
  3. Uma divulgação de e-mail frio pode falhar porque a linha de assunto não é cativante o suficiente para chamar a atenção dos clientes em potencial.
  4. Em outros cenários, não é a linha de assunto ou o corpo do email. Em vez disso, o CTA (call to action) é muito fraco, levando à perda de um lead em potencial.
  5. Hoje em dia, muitos e-mails frios ficam muito confusos com links diretos, onde o uso de hiperlinks teria funcionado bem.

Esses e-mails geralmente acabam na caixa de spam.

  1. Além disso, não manter o conteúdo curto pode ser um grande desânimo. As perspectivas acham cansativo ler parágrafos longos. Na melhor das hipóteses, eles passarão rapidamente e fecharão o e-mail.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing B2B cometem um ou mais dos erros acima ao executar campanhas de e-mail.

Como resultado, o cold email agora sofre por ter a reputação de uma ferramenta de marketing inviável.

No entanto, na próxima seção, veremos as técnicas e dicas de como usar o cold e-mail com sucesso.

As estratégias certas para aplicar o cold emailing em qualquer negócio

Para cada campanha de e-mail frio bem-sucedida, cada um dos seguintes princípios deve ser estritamente aplicado:

  1. Procure criar um relacionamento entre você e o cliente potencial por meio da personalização.
  2. Envolva a curiosidade de seus leitores e impulsione um sentimento de urgência em suas mentes. O quão bem isso é feito determina a eficácia do CTA.
  3. Relacionar-se com seus clientes potenciais a partir de um local de interesses comuns em torno de um assunto.
  4. Use as palavras certas, mantenha sua mensagem concisa e seja direto com os pontos.
  5. Use uma estrutura de conteúdo que projete clareza e também ajude os clientes em potencial a se sentirem relaxados ao ler o que você tem a dizer.

Embora existam tantas organizações empresariais usando a técnica de e-mail frio, você pode desfrutar de uma melhor taxa de sucesso se estiver em conformidade com os princípios acima.

Dito isso, vamos agora discutir os benefícios ocultos que as campanhas de e-mail podem oferecer.

Por que o cold emailing pode ser uma estratégia de aquisição de clientes altamente eficaz

No mundo dos negócios de hoje, existem muitas empresas que ainda não adicionaram e-mail frio à sua pilha de marketing digital. Por quê?

Tudo o que é necessário para ter uma conta de e-mail é o acesso à Internet, que está disponível para quase todos.

Para explorar ainda mais por que os e-mails frios podem ser extremamente poderosos, faremos uma comparação útil analisando outros meios de marketing:

1. Telemarketing

Estima-se que sejam necessárias entre 7 e 9 chamadas para converter com sucesso um cliente em potencial por meio de uma conversa telefônica.

Considerando que, lotes de e-mails frios podem ser enviados em minutos automaticamente.

E-mails de acompanhamento também podem ser estrategicamente configurados para atingir as caixas de entrada dos clientes em potencial em momentos-chave.

2. E-mail marketing

Cold emailing e email marketing não são a mesma coisa.

No email marketing, os modelos são usados ​​para alcançar milhares de clientes potenciais não segmentados.

No entanto, atualizações de segurança recentes na maioria dos sistemas de e-mail permitem que eles detectem essas mensagens e as sinalizem como spam.

Com o cold emailing, você pode usar uma estrutura simples que garante que seus e-mails caiam com sucesso na caixa de entrada do seu cliente potencial.

Quão bom pode ser o cold emailing como um truque de marketing (exemplos estatísticos)

O alcance de e-mail bem projetado pode esmagar todas as outras campanhas de marketing em termos de resultados. Às vezes, você pode obter até 80% de taxa de abertura e 20% de clientes dispostos a comprar.

Veja alguns exemplos extras de prova de que o cold email funciona (sinta-se à vontade para usá-los como estudos de caso para suas campanhas).

Qual é a receita perfeita para uma campanha de e-mail frio bem-sucedida?

Criar e implantar e-mails frios que fazem com que os clientes em potencial ajam como desejado não acontecem da noite para o dia. Você deve estar disposto a investir tempo e esforço para entender as peculiaridades do seu negócio.

Dessa forma, você pode identificar as maneiras certas de como a técnica funcionará para você. Você também poderá otimizar as estratégias de divulgação por e-mail que aprendeu.

Dito isso, lembre-se de que os seguintes fatores determinarão o resultado da sua campanha:

  • A eficácia dos seus procedimentos de segmentação de clientes potenciais.
  • A precisão do seu processo de segmentação de clientes.
  • Como você apresenta a proposta de valor do seu serviço/produto como uma solução para as necessidades do cliente em potencial.
  • Sua compreensão da situação do mercado
  • A vantagem competitiva que você tem para resolver esses problemas (sua posição)

Embora tudo isso possa parecer tecnicamente muito assustador, você não precisa se preocupar. Mostraremos um processo passo a passo simples que você pode usar a qualquer momento.

Como iniciar o cold email para uma campanha de marketing de saída

Primeiro, você precisa lidar com o custo. Mas não se preocupe: comparado aos métodos alternativos, o cold emailing é um dos mais acessíveis.

Então, digamos que você queira enviar 2.000 e-mails por dia (o número frequentemente recomendado por especialistas), então você deve ter o seguinte:

  • Um domínio dedicado, que está disponível por cerca de € 5 por ano
  • Um remetente de e-mail, que custará cerca de € 2 por mês
  • A ferramenta de envio. Você pode usar o Waalaxy, que está disponível por cerca de € 40 a € 80 mensais.

Ao todo, você precisaria de algo em torno de € 47 a € 80 mensais para configurar um pacote completo de divulgação por e-mail.

Com isso fora do caminho, vamos agora analisar a natureza econômica do cold e-mail em relação a outros meios de marketing em um ambiente B2B.

Mas, observe que os valores fornecidos aqui podem não refletir os custos reais no momento em que você se deparar com este post. No entanto, esperamos que a comparação permaneça sempre a mesma.

CPM (Cost Per Mille) de e-mail frio em comparação com outros canais

O CPM também é conhecido como custo por mil impressões. Quando se trata de e-mail frio, espera-se que você envie pelo menos 2.000 e-mails por dia.

Você pode fazer isso usando o remetente do G-Suite.

No entanto, para esta análise, reduziremos o valor para 1900 emails na expectativa de obtermos 100 leads (os 20% de 2000) por dia.

Assim, no 20º dia da campanha, teremos contactado um total de 38.000 potenciais clientes.

Então, usando a relação matemática: CPM = custo da suíte / total de emails enviados, teremos os seguintes resultados.

Ao custo total da suite de 47€, temos; 47/38000 = 1,24

Ao custo total da suite de 80€, temos; 80/38000 = 2,29.

Assim, acabamos com um CPM entre 1,24€-2,29€ (equivalente a $1,49-$2,75) para um projeto de cold email.

Abaixo estão os CPMs de outras plataformas de marketing B2B:

  • $ 30 para anúncios no Pinterest
  • US$ 9,68 para anúncios no YouTube
  • $ 7,19 para anúncios no Facebook
  • $ 7,91 para anúncios no Instagram
  • US$ 6,59 para anúncios no LinkedIn
  • US$ 6,46 para anúncios no Twitter

CPC (Custo por Clique) versus CPR (Custo por Resposta) em Cold Emailing

Quando se trata de quantificar o engajamento em campanhas de cold emailing, o CPC oferece uma medida mais confiável. O CPC ajuda a saber se um prospect abriu o e-mail que você enviou ou não.

Por extensão, também mostra se a linha de assunto foi atraente o suficiente e se o cliente em potencial tentou ler o conteúdo.

No entanto, clicar apenas no e-mail não é suficiente. Também queremos saber a taxa de resposta. É aí que entra a RCP.

Uma taxa média de resposta entre 10-25% é uma das maneiras de determinar uma boa campanha de cold emailing. Para esta demonstração, nos contentaremos com 10%.

Usando os dados de nossos cálculos no CPM, usaremos a seguinte relação matemática:

CPR = custo da suíte / (Nº de e-mails diários *Taxa de resposta* duração da campanha).

Ao custo de 47€ da suite, temos: 47 / (1900 * 0,1 * 20) = 0,01.

A 80€, teremos 0,023€.

Agora, vamos ver o que está em oferta em outras plataformas a partir do quarto trimestre de 2018.

  • $ 3,72 CPR para anúncios no LinkedIn
  • US$ 3,61 para anúncios no YouTube
  • US$ 1,33 para anúncios no Google
  • US$ 0,40 para anúncios no Twitter
  • US$ 0,57 para anúncios no Facebook

Conclusão

A partir da discussão anterior, é fácil ver que o e-mail frio vem facilmente no topo quando o custo e a eficácia são considerados.

Em seguida, vem o LinkedIn, pois possui os valores mais baixos de CPC, CPR e CPM em comparação com as outras mídias.

Esperamos que, munido dessas informações, você possa configurar e executar as campanhas de e-mail frias mais eficientes e econômicas que impulsionarão seus negócios.